JUDOCA PATROCINADA PELO INSTITUTO MASAN É CAMPEÃ MAIS UMA VEZ

Aos 29 anos, a judoca carioca Vanessa Reis é um dos destaques do Programa Geração do Esporte do Instituto Masan. Ela que também é colaboradora da empresa, concilia a função de auxiliar administrativo com a rotina de preparação física, treinos e competições de judô. Neste mês, a atleta ficou em primeiro lugar no Judô Confederado Social Mineiro, que aconteceu em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais. A cidade – que é considerada a capital mineira do ecoturismo – recebeu cerca de 200 atletas para o evento oficial da CBLJ – Confederação Brasileira das Ligas de Judô. A competição foi realizada no Ginásio Poliesportivo, com entrada gratuita.

Judoca há oito anos, a faixa marrom Vanessa Reis é deficiente auditiva. Mas nada impede seu desenvolvimento no esporte, onde compete com atletas de outras categorias e faixas. Ao todo, 48 atletas com ou sem deficiência estavam inscritos na sua categoria. “Eram muitos atletas, mas, nas primeiras lutas, eu estava muito concentrada e me dediquei muito. Na última, eu venci na garra, pois estava cansada. Essa competição serve para que nós possamos medir o nosso nível e melhorar ainda mais. Eu sei que preciso de muita experiência para me tornar profissional e fico feliz pelo apoio que estou recebendo do Instituto Masan. É uma honra trazer mais uma medalha”, disse a atleta, com auxílio de uma intérprete de libras.

A atleta falou também sobre a sua história e suas lutas – dentro e fora dos tatames – além das conquistas no judô e na vida. “Eu não tenho deficiência, só não escuto como os outros. O importante do esporte é quebrar a barreira entre o deficiente auditivo e os ouvintes. Fiquei feliz que venci, mas o mais importante é aprender a lutar, o esporte ajudou a melhorar minha qualidade de vida, me ensinou a cumprir horários e ter responsabilidades”, completou.

Algumas das conquistas de Vanessa Reis:

1º lugar na Copa Alfredo Dornelles no Rio de Janeiro em 2007.

1º lugar no Mundial de Artes Marciais na Venezuela em 2012;

Eleita a melhor judoca pela Liga Fluminense de Judô (LFJ) em 2013;