top of page

TÉCNICA DE KATAS

CLASSIFICAÇÃO DAS TÉCNICAS DE KODOKAN JUDÔ PARA OS KATAS

A primeira pergunta é: O que é kata? traduzindo para o português kata significa "forma", o Judô é conhecido no mundo inteiro pela sua disciplina, pela sua técnica eficiente e por ser uma arte marcial na qual se respeita o passado, os mais graduados, os mais velhos, o "TRADICIONAL".

 

Pensando nesta linha de raciocínio, por ser tradicional o "kata" é muito importante, no Judô existem diversas "formas": formas de saudação, formas de segurar no kimono, formas de se movimentar,formas de realizar a queda, etc...Existem sequências de técnicas especificas que são os Katas do Judô, são realizados em dupla:um judoca realiza a ação (TORI) e o outro sofre a ação(UKE).

O Instituto Kodokan (Primeira escola de judô no mundo, fundada pelo Professor Jigoro Kano) reconhece atualmente oito Katas, são eles:

Clique no nome da técnica veja o vídeo
  • NAGE-NO KATA -  Formas de projeção
  • KATAME-NO KATA - Formas de domínio no solo
  • KIME-NO KATA - Formas de decisão
  • JU-NO KATA - Formas de suavidade
  • O KODOKAN GOSHIN JUTSU - Formas de auto-defesa
  • ITSUTSU-NO KATA - Formas de cinco
  • KOSHIKI-NO-KATA - Formas antigas
  • SEIRYOKU-ZENYO-KOKUMIN-TAIIKU-NO-KATA - Formas de Educação Física

O iniciar no Judô o aluno irá aprender a base, os fundamentos. Em um segundo momento o judoca deverá se aprofundar, estudar tanto as técnicas quanto a filosofia do Judô e uma das formas mais naturais e eficientes são os "Katas".

Para que possa ocorrer aprendizado, evolução e compreensão no Judô o treino dos "Katas" são de extrema importância. Cada ano que passa o Judô competitivo ganhou novos adeptos e uma maior visibilidade no mundo e na mídia, com isso de forma equivocada muitos alunos iniciantes tem o foco apenas nas competições, nos combates (Shiai).

 

O próprio criador do Judô, Professor Jigoro Kano disse: "O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar."(Jigoro Kano)

bottom of page